quinta-feira, 10 de março de 2016

Utilização de Sistema Multimédia - Som

Bom dia!

Hoje iniciamos a subunidade do tema "Utilização do Sistema multimédia" relativa ao som.

O que é o som?

O som é um fenómeno físico causado pela vibração da matéria. Consiste numa onda longitudinal que se propaga através de um meio material sólido, líquido ou gasoso. 
O som propaga -se  através do ar que, ao entrar em contato com os ouvidos, causa vibrações que resultam na sensação sonora.
 A frequência do som é medida em Hz. O ser humano ouve de 20 a 20000 Hz.


O sinal sonoro pode ser:
- analógico
- digital



Áudio Digital: consiste na representação digital de uma onda sonora através do código binário. Para isso é necessário a captação ou gravação do som e a conversão do som analógico para digital. Quando reproduzimos o som este é novamente convertido de sinal digital para analógico.


Existem vários formatos de armazenamento do som:

Formatos não comprimidos - têm origem em sistemas operativos; os ficheiros de armazenamento são muito grandes.

      Waveform Audio (wav) : formato nativo do sistema operativo Windows; os ficheiros possuem a extensão wav.


      Audio Interchange File Format (AIFF ou aif)formato de áudio nativo  do sistema operativo Apple; Geralmente a sua extensão é aiff ou aif.


        Audio (au): formato utilizado pela Sun e pelo sistema operativo Unix; a extensão destes ficheiros é au.



      Sound (snd): formato semelhante ao formato AU utilizado inicialmente pela Apple; a  extensão destes ficheiros é snd. 



      Musical Instrument Digital Interface (midi): embora não seja propriamente um formato de ficheiro de áudio como armazena notas musicais está inserido nesta categoria.



      Compact Disc Digital Audio (cda): é utilizado para guardar música em discos comerciais; a extensão destes ficheiros é cda.




Formatos comprimidos - a compressão de ficheiros permite diminuir o tamanho de armazenamento, de modo a obter-se um ficheiro com qualidade semelhante.



- Com perdas: perda significativa de informação. permite obter um ficheiro menor. São rejeitadas algumas frequências sonoras e removidos dados desnecessários, porem essa perda não é detetada pelo ouvido humano.



      Motion Picture Experts Group (MPEG): família de standards para áudio e vídeo



      QuickTime Audio (qt ou mov): formato que suporta áudio, vídeo e o formato MP3; a extensão dos ficheiros é qt ou mov.



      Windows Media Audio (wma): formato de áudio digital da Microsoft desenvolvido como um formato alternativo ao MP3; a extensão dos ficheiros é wma.




- Sem perdas: Não há perda de informação. Obtêm-se ficheiros mais pequenos.


       Windows Media Audio Lossless (wma): formato da Microsoft disponível em algumas versões do Windows Media Player; usa a mesma extensão do formato wma.



       Apple Lossless Audio Codec (m4a): formato disponível para ser usado com a Apple’s iTunes e o iPod; a extensão dos ficheiros é m4a.




Links: 
- http://mmagalhaes10413.blogspot.pt/2015/03/ficheiros-de-audio-comprimidos-e-nao.html
http://ai-b.blogs.sapo.pt/1749.html


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