segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Formas de representação de carateres

Começamos hoje a abordar uma subunidade do tema utilização de sistemas multimédia, relativa ao texto.

Nesta primeira aula sobre este tema falámos sobre os padrões de codificação de carateres.

Os padrões de codificação de carateres relacionam um conjunto de caracteres (letras, números, símbolos, etc) com um conjunto de números ou pulsos elétricos, por exemplo, com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.

Destacamos então duas formas de representação de carateres:
- Tabela de ASCII
- Unicode


Tabela de ASCII

- Foi criada com o intuito de padronizar a forma como os computadores representam letras, números e outros símbolos.
- é um código numérico usado para representar os carateres. Esses numero são depois convertidos pelo computador para código binário.

Convertemos os nossos nomes para código ASCII através de dois sites:








De seguida convertemos duas imagens para ASCII:






Unicode
- padrão que permite representar e manipular, de forma consistente, um determinado texto;
- surge como solução aos inconvenientes da tabela ASCII;
- é mais extenso que a tabela de ASCII codificando carateres acentuados, símbolos de pontuação, técnicos e matemáticos ao contrário desta;
- é utilizado em sistemas operativos, páginas web, entre outros.




ASCII:
- http://www.supertrafego.com/ms_codigo_ascii.asp
- http://www.network-science.de/ascii/
- http://www.glassgiant.com/ascii/



http://www.ufpa.br/dicas/progra/arq-asc.htm
http://www.tecmundo.com.br/imagem/1518-o-que-e-codigo-ascii.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Unicode
http://vignette3.wikia.nocookie.net/pokemon/images/1/16/025Pikachu_OS_anime_10.png/revision/20150102074354

Sem comentários:

Enviar um comentário