Nesta aula abordamos os diferentes modelos de cor.
Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor.
Existem dois tipos de modelos de cor: modelos aditivo e subtrativo.
Modelo aditivo
- O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida;
- a ausência de luz ou cor corresponde a cor preta;
- a mistura de cores corresponde a cor branca.
Modelo subtrativo
- a mistura de cores corresponde à cor preta e a ausência de cor corresponde a cor branca;- nenhum comprimento de onda é refletido mas sim absorvido.
Modelo RGB
Modelo aditivo que permite exibir imagens de cor no monitor. Este modelo descreve as cores como a combinação das três cores primarias: vermelho, verde azul. A combinação de todas as cores correspondem à cor branca. A escala de cinzentos e criada quando se adiciona a mesma quantidade de cada cor primária.
Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos, ou seja, cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada pelos seguintes valores nos vários formatos:
- Decimal: de 0 a 1;
- Inteiro: de 0 a 255:
- Percentagem: de 0% a 100%;
- Hexadecimal: de 00 a FF.
O modelo RGB pode ser representado por um cubo em que as cores se encontram divididas pelos vértices do cubo. Esses vértices correspondem a um valor decimal ou inteiro. Algumas das cores são:
- Preto: (0,0,0);
- Branco: (1,1,1):
- Azul: (0,0,1);
- Vermelho: (1,0,0);
- Verde: (0,1,0).
Uma imagem digital é constituída por pixels - unidade elementar de brilho e de cor, e caracteriza-se por:
- resolução: quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento,isto é, pixels por polegada (ppp). A resolução de uma imagem determina o nível de detalhe, que depende da informação, e o espaço que o ficheiro vai ocupar.
- profundidade de cor: indica o número de bits usados para representar a cor de um pixel de uma imagem. Quantos mais bits tiver a imagem maior é o numero de cores produzidas e a qualidade das mesmas.
- tamanho de ficheiro: quanto maior a resolução da imagem e a profundidade da cor, maior é o tamanho do ficheiro.
Modelo CMYK
Modelo subtrativo que é utilizado na impressão. É constituído por ciano, magenta, amarelo e preto.
A cor preta foi adicionada por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores
As cores primárias deste modelo correspondem às cores secundárias do modelo RGB e vice-versa.
Modelo HSV
É utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico. Define-se pelas grandezas:
- tonalidade: cor pura com saturação e luminosidade máxima. A tonalidade permite fazer a distinção das várias cores puras e exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus.
- saturação: indica a maior ou a menor intensidade da tonalidade, isto é, se a cor é pura ou esbatida. Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem branca. Exprime-se num valor percentual entre 0% e 100%, em que 0% indica a inexistência de cor ou a aproximação aos cinzentos e 100% indica uma cor saturada ou pura.
- valor: traduz a luminosidade (luz refletida) e brilho (luz emitida) da cor, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Exprime-se num valor percentual entre 0% e 100%.
É mais intuitivo que o modelo RGB pois é mais facil manusear cada uma das cores.
Modelo YUV
Ao contrário dos modelos anteriores, este modelo guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor, diminuindo o tamanho do ficheiro. Permite portanto uma boa compressão de dados sem implicar perdas na qualidade da imagem.
http://farm1.static.flickr.com/48/127016485_47a3fa84c2_o.jpg
http://api-margaridaramos.blogspot.pt/2010/02/modelos-de-cor-aditivo-e-subtractivo.html
http://ai-b.blogs.sapo.pt/5104.html
http://www.mathworks.com/help/images/hsvcone.gif
Sem comentários:
Enviar um comentário